Resenhando A viuvinha

O romance A viuvinha de José de Alencar é um romance urbano  que muito me surpreendeu, de romance bobo,fugindo a realidade eu não vi nada, para mim foi uma trama cheia surpresas  que me fez grudar no romance e não largar até terminar.
                                                        RESUMINDO A HISTÓRIA
(Observação: esse texto contem spoilers)
 Jorge  era um jovem que perdia tempo nas futilidades, ia para as farras, gastava todo o dinheiro conquistado pelo falecido pai com bebedeiras , prazeres e vaidades, vivia uma vida nada digna. Porém Jorge, cansou-se daquela vida fútil, que passou lhe causar repugnância.Veio-lhe  a vontade de ir a igreja, e assim fez; foi a igreja e ao chegar ao local,conheceu Carolina que acompanhava sua mãe.
Isso despertou a atenção do rapaz, que logo tratou de conhecer a moça.  E logo descobriu quem era a pura Carolina por quem se apaixonou e pediu permissão a mãe da jovem para namorar a filha dela.
Depois de uns tempos se encontrando e namorando de porta com mãe de olho, os dois apaixonados resolveram se casar; até aí tudo parecia bem, até Jorge receber uma notícia terrível.Sr Almeida seu antigo Tutor e amigo de seu falecido pai, veio lhe dar a triste notícia da falência.
Por mais que Jorge tivesse mudado, as consequências de seus erros não podiam ser apagadas, ele estava falido sem nada perdera tudo o que se pai conquistaram com trabalho digno nas farras. Ele não poderiam condenar Carolina a uma vida de miséria e vergonha. Casou-se com ela, mas antes de consumarem o casamento ele colocou um sonífero na bebida de Carolina, que a fez dormir, pois não queria que ela soubesse do que ele estava prestes a fazer.
Ele desesperado com uma arma saiu na rua, foi para um lugar escuro, estranhamente acompanhado por um vulto escuro que o seguia, daí a sua arama disparou. Na manhã seguinte encontraram um corpo de um homem com o rosto deformado com um bilhete revelando o suicídio.
Carolina descobre sobre a  morte do marido, entra em desespero, e passa a vestir luto. Com a tragédia, Carolina passa a andar com um vestido preto  e com um Por que, tentando entender a razão para tudo aquilo.
Cinco anos se passam após o ocorrido, e chega na cidade um  jovem trabalhador, humilde chamado Carlos, que conversando com seu amigo Henrique, ouve falar da viuvinha, moça misteriosa que veste luto, e não aceita o amor de outro homem. Porém quem é Carlos e por que ele apareceu assim tão de repente  na história? Aí vem spoilers minha gente; Carlos é ninguém mais ninguém menos que Jorge
Não, o Jorge  não se suicidou. Então que  realmente aconteceu?  Ele realmente queria tirar a própria vida,  mas foi  impedido graças ao Sr Almeida, ele era misterioso vulto que o seguia.
Sr Almeida convence Jorge,  que suicídio não é solução para nada   a única coisa que faz e levar a pessoa para o inferno. Ele diz que Jorge pode recomeçar, refazer a vida e recuperar o que foi perdido. Jorge toma outra decisão, que embora difícil era bem melhor que tirar a vida.
Depois de todo esse tempo, resolve  voltar para  sua amada, mas quer prepará-la para o encontro,  colocando sempre uma rosa em sua janela toda noite. Curiosa, Carolina procura se encontrar com esse admirador secreto, para desiludi-lo pois seu coração só pertencia a Jorge..
No  encontro Carlos revela que é Jorge, e explica os motivos que o levaram a tudo aquilo. Carolina o perdoa  e vai ser feliz  com seu amado, ambos  decidem viver em uma fazenda, para afastar olhares curiosos, já que o caso deles deu o que falar.
Lá tem filhos, vivem em paz e  por incrível que pareça se  tornam vasinhos  da pessoa que narra essa história.

                                                               MINHA OPINIÃO
Simplesmente achei essa obra, envolvente, o    que aparenta  ser uma simples história de amor, trouxe com ela uma trama cheia de surpresas e fortes emoções, uma história que mostra as consequenciais das atitudes  que tomamos, refletir sobre o erro para nunca mais cometê-lo.
Esse   romance é tão atraente que merecia um filme, mas só  vi alguns filmes amadores de no máximo 25 minutos até bem produzidos . Concluindo A viuvinha é uma obra que não deve ser subestimada é uma leitura que me atraiu só parei quando terminou, u m livro que eu indico.

Comentários

Postagens mais visitadas